+Recursos | Centro de Documentação Europeia

 

O Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade dos Açores foi criado em 1981, tendo a Convenção sido assinada com a Comissão Europeia novamente em 1997.

Mantendo um espaço próprio, devidamente identificado, foi integrado na Biblioteca e Arquivo em 2004, aquando da inauguração do novo edifício.

O seu fundo documental, em livre acesso, é constituído pelas publicações oficiais das várias instituições da União Europeia (suporte papel ou eletrónico), entradas em regime de oferta. O Fundo Geral da Biblioteca e Arquivo possui a restante bibliografia sobre temáticas europeias.

OPAC de acesso ao fundo documental: OPAC-CDE-UAc

 Os Centros de Documentação Europeia (CDE) têm um papel especial no apoio a estudantes, docentes universitários e investigadores, estando também abertos ao público em geral. Estes centros estão vocacionados para ajudar os estabelecimentos de ensino superior e de investigação a promover e desenvolver o ensino e a investigação sobre temas europeus.

A rede dos CDE em Portugal é extensa, cobrindo todas as regiões e uma grande maioria das universidades do país, assim como institutos politécnicos e o Instituto Nacional de Administração (Oeiras).

O CDE faculta ainda o acesso às seguintes bases de dados: