+Recursos | Arquivo dos Açores

 

ARCHIVO DOS AÇORES [Publicação da responsabilidade de Ernesto do Canto]

O Arquivo dos Açores (na grafia original Archivo dos Açores) é uma obra originalmente em quinze volumes, publicada em Ponta Delgada (Açores), de Maio de 1878 a 1959.

É composta por uma vasta coletânea de documentos e estudos relativos à História dos Açores, reunidos e editados por iniciativa de Ernesto do Canto (1831-1900).

A publicação, que apareceu em volumes organizados sob a forma de um periódico, é hoje uma obra de referência na historiografia açoriana. Neles reúnem-se, ainda que de forma avulsa, os documentos mais importantes sobre os Açores, recolhidos nos arquivos açorianos, na Torre do Tombo e noutros arquivos.

A obra foi reeditada por iniciativa da Universidade dos Açores. De 1980 a 1986 reedita-se a primeira série, composta por quinze volumes, numa versão facsimilada da edição das edições do século XIX.

Ernesto do Canto faleceu em 21 de agosto de 1900.

  • (Volume 13, 1920)
    Publicado em memória de Ernesto do Canto; edição financiada pelo marquês de Jácome Correia.
  • (Volume 14, 1927)
    Publicado no rescaldo das «Comemorações do Quarto Centenário do Nascimento de Gaspar Fructuoso».
  • (Volume 15, 1959)
    Colectânea de documentos e notícias referentes à ilha de Santa Maria, organizada pelo Dr. Manuel Monteiro Velho Arruda e mandada publicar pela Câmara Municipal da Vila do Porto em sessão de 28 de Fevereiro de 1958.