Serviços | Empréstimo Domiciliário

 

Entende-se por empréstimo domiciliário a cedência de documentos para leitura em espaços exteriores às instalações da Biblioteca Central.

O serviço de empréstimo é de uso exclusivo dos utilizadores registados, a quem é exigido o preenchimento de um formulário com dados específicos.

Atenção: não poderá utilizar o serviço de empréstimo o utilizador que estiver em atraso com alguma publicação. Também não poderá sair da Biblioteca e Arquivo material bibliográfico com data de devolução vencida ou sem empréstimo formalizado.

Prazo de empréstimo

Tipo de utilizador   Docs. Dias
Aluno de licenciatura (UAc) A 4 6
Aluno de licenciatura (UAc) - Mobilidade AM 4 6
Aluno de estágio, pós-graduação ou equiparado Funcionário (UAc) M 10 12
Aluno de estágio, pós-graduação (UAc) - Mobilidade MM 10 12
Docente ou Investigador (UAc) D 25 26
Utilizador externo * EX 2 5

* Quanto à utilização da BAM por alunos dos ensinos secundário ou profissional local, poderão fazê-lo desde que isso não cause problemas de funcionamento, e com restrições, nomeadamente no que respeita ao empréstimo domiciliário – por razões de controlo das publicações, as requisições deverão ser efetuadas pelos respetivos docentes ou encarregados de educação, atendendo ao estipulado no n.º 4 do Artigo 9º.

Renovação do prazo de empréstimo

A renovação do empréstimo será requerida até ao último dia útil do respetivo prazo, pessoalmente nos balcões de atendimento da Biblioteca e Arquivo, para o telefone 296 650 058 ou via email.

Qualquer leitor perde o direito à renovação do empréstimo se deixar ultrapassar esse prazo ou se o serviço de Biblioteca e Arquivo necessitar da publicação em causa para satisfazer outros pedidos.

Quando justificado por conveniência ou urgência do serviço, o seu responsável pode exigir ao requisitante a devolução de um documento antes de expirar o período autorizado de empréstimo.

Reserva de Publicações

A reserva de publicações será requerida pessoalmente nos balcões de atendimento da Biblioteca e Arquivo ou via email.

Os leitores podem fazer a reserva de publicações que se encontrem requisitadas por outros utilizadores, desde que as mesmas não estejam abrangidas pelo regime de empréstimo condicionado.

Suspensão

REGULAMENTO (http://biblioteca.uac.pt/pt-pt/regulamento)

Artigo 9.º - Empréstimo Domiciliário e Renovações

N.º 7 - A partir do momento em que o leitor requisita uma publicação, assume o compromisso de a devolver em bom estado de conservação e dentro do prazo determinado.

N.º 10 - A requisição de um documento está condicionada ao cumprimento dos prazos de requisições anteriores.

Considerando o previsto no regulamento, a partir do dia 27 de Outubro de 2015, aplicam-se as seguintes penalizações:

ATRASO

SUSPENSÃO
(por publicação em atraso)

RENOVAÇÃO

Leitores com vínculo à Universidade podem renovar duas (2) vezes desde que dentro do prazo e sem reserva [presencialmente, por TF 296650058 ou por email bam.renovacao@uac.pt até às 20h00 dos dias úteis]

Leitores externos podem renovar uma (1) vez.
 

Entre 1 e 3 dias 2 dias
Entre 4 e 10 dias 5 dias
Entre 11 e 20 dias 10 dias
Entre 21 e 30 dias 20 dias
Entre 31 e 90 dias 60 dias
+ de 90 dias 120 dias